Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

 

Afghan Hound.

Uma história longa, rica e apaixonante.

 

Chineses reivindicam que os galgos são originários dos cães que habitavam as estepes asiáticas há cerca de 100 mil anos. Estes cães tinham uma característica comum de ter habilidade de correr muito sem se cansar e serem capazes de abater e trazer pequenas presas sem o auxílio do dono. Daí a denominação comum de cães lebréis (ou lebreiros). Há registros, no oriente médio, de galgos desde 7000 anos atrás. Especula-se que sejam os Afghan Hound.

 

Mas é certo que o Afghan Hound foi desenvolvido pelos nômades para caçar com a participação de falcões. Associado à dificuldade das regiões montanhosas do Afeganistão, o resultado foi animais protegidos por densa pelagem, muito resistente, incrível agilidade e percepção do ambiente. Também capacidade para saltar é espetacular.

A pelagem exuberante proporcionou aos Afghan hound isolamento térmico e também proteção para a pele. É de se esperar que a pelagem abundante seja uma boa defesa contra espinhos e a pele “solta” seja muito útil numa eventual luta com lobos.

A raça começou a ser observada fora das Montanhas afegãs por  ocasião da guerra fronteiriça hindu-afegã no final do século XIX e início do século XX. Por volta de 1925 um oficial inglês enviou alguns cães à Inglaterra e mais tarde aos Estados Unidos sendo considerado o primeiro criador da raça. Mas não havia uniformidade entre os galgos afegãos pois há pelo menos 13 tipos no Afeganistão, e no início percebiam-se dois fenótipos principais destes galgos:

·      Um deles vindo das regiões mais montanhosas com pelagem abundante e especializado em caçar carneiro selvagem, ibex (cabra selvagem da montanha), lebre, raposa, lobo, chacal, gatos selvagens grandes como o leopardo, mas nunca pássaros. Também são bons cães de guarda para casas e rebanhos de ovelhas

·     Outro vindo das planícies (com menos pelos) e zonas de deserto da fronteira com a Índia. Isto causou divergência e atritos entre os aficionados,

Mas o fato é que os tipos foram se misturando e um padrão comum foi estabelecido em 1933: um cão alto e estilizado, com pelos sedosos, finos e longos cobrindo todo o seu corpo ( cauda tem poucos pelos e termina em forma de anel). Esta pelagem pode ser de qualquer cor, sendo indesejáveis as manchas brancas.

Seu temperamento é: fiel, sensível, espirituoso, muito doce, carinhoso e digno. Alguns o comparam a felinos pelo fato de serem auto suficientes; Seu grande tamanho o torna companhia perfeita para pessoas fortes.

 

Cuidados com a pelagem:

Sendo cão de porte altivo e dono de um dos mais esplendorosos penteados do mundo canino, é evidente que os cuidados com a pelagem devem ser intensos. O requisito de manter a pelagem resistente, mas esvoaçante, evitar nós (e eventualmente desfazê-los) é um desafio importante. Que foi plenamente atendido pelos produtos Easy Comb para fechar cutículas dos pelos atuado na atração elétrica ente as placas de queratina resultando em pelos imediatamente mais resistentes à tração e imunes à quebra pela escovação.

Outro produto que combina com perfeição com este tipo de pelagem é o Milk de Hidratação Extrema Grow Up. A característica desta fórmula é que substitui as empíricas misturas de óleos para a técnica do “cão no óleo” anteriormente aplicada nos cães destinados a participar de exposições. O inconveniente do método antigo era não ser possível de ser aplicado em cães de companhia, sob pena de ensebar a casa e seus móveis, pois quem tem uma beleza destas em casa não há de querer mantê-lo segregado. Então numa estratégia que permite introduzir no pelo um mix de óleos vegetais ricos em nutrientes (sem que seja besuntado), tem a grande vantagem de também nutrir o bulbo capilar. Significa que  facilita o crescimento. Não é raro que tenhamos retorno de clientes relatando aceleração de até cinco vezes na taxa de crescimento capilar.

É possível e corriqueiro que com o passar do tempo haja oxidação das gorduras naturais (e fisiológicas) presentes no pelo e pelagem. Então é preciso retirá-las sem provocar ressecamento e isto deve ser feito utilizando o Shampoo Limpeza Profunda com Neutralizador de Odores como pré-lavagem. Sendo neutro é eficiente nesta tarefa, mas não tem ação na cor e no condicionamento. Isto será proporcionado pelo Shampoo Extra Keratin otimizado para cães. Como o nome indica, contém queratina numa forma quaternizada. Muito mais eficiente e que permite ser associada com outras moléculas condicionantes.

A primeira de necessidade de quem vai banhar um Afghan Hound é dispor de um jato de água suficientemente potente. Então um passo a passo simples seria:

1-   Molhar a pelagem e aplicar o Shampoo Limpeza Profunda com Neutralizador de Odores, tomando o cuidado de a aplicação seja efetuada no sentido do comprimento dos pelos. Movimentos de vai e vem ou circulares tendem a promover quebras: devem ser evitados. Enxague. Avalie se há necessidade de nova aplicação. Isto se vê com a fricção de um tufo de pelo nele mesmo, pois pelos bem limpos “cantam”.

2-   Na sequência aplica-se o Shampoo Extra Keratin otimizado para cães. Ainda que o pelo já esteja completamente limpo, é necessário agora introduzir ativos capazes de melhorar a resposta e expressão das cores. Este shampoo é capaz de estimular a todas, embora a linha tenha tonalizantes específicos para branco, dourado, fulvo, pretos, cinzas e azuis, mas isto seria assunto para outra ocasião, na maior parte das vezes os Afghan Hound são bem atendidos pelos dos shampoo indicados. Enxague.

3-    Na sequência deverá proceder ao início da secagem. Primeiro com prensagem manual, seguida do uso de toalha. Se dispuser de soprador tenha o cuidado de evitar o uso muito próximo a pela razão que o fluxo de ar gera vórtices (rodamoinhos) que ao retorcerem os pelos próximos à raiz, serão a causa de nós.

4-   A pelagem nesta fase estará bem úmida ainda e será o momento ideal para aplicar o Easy Comb. Faça isto pulverizando sobre a pelagem e massageando no sentido do pelo. Aguarde cerca de um minuto (pelo menos). Devido a abundância de pelos o Easy Comb deverá ser novamente  aplicado várias vezes durante a escovação e secagem.

5-   Esta fase é opcional, mas muito proveitosa. Aplique sobre a pelagem ,ainda úmida, pequenas quantidades de Grow Up da mesma maneira que o faria com um creme de pentear.

Esta estratégia substitui com vantagem o banho de óleos que aplicam os que não dispõem desta tecnologia. A pelagem ainda úmida favorece a penetração da emulsão no interior do pelo, mas deverá observar que não seja excessiva a quantidade, pois se for muita, poderá ficar oleosa e, neste caso, só restarão duas alternativas: esperar vários dias ou promover novo banho com Extra Keratin.

6-   Proceda a secagem, com o contínuo auxílio do Easy Comb na escovação, com os cuidados normais de evitar temperaturas muito altas e prosseguir até ficar completas para evitar a instalação de fungos e/ou dermatites bacterianas.

O preço de tão elegante e glamorosa pelagem são cuidados constantes. A escovação deve se efetuada pelo menos duas vezes por semana. Aqui também o Easy Comb é de grande valia. Aplicado em névoa (pequena quantidade sem necessidade de molhar) provocará, como dito antes, selagem das cutículas permitindo que escova corra, diminuindo, em muito, o tempo de trabalho. Eventuais nós deverão, aí sim, serem encharcados e massageados com as pontas dos dedos médio indicador opostos ao polegar. O excesso do produto aplicado nos nós poderá ser retirado com pano úmido. 

Também, se a necessidade é manter uma hidratação espetacular, se pode usar Grow Up como sendo um creme de pentear. Um boa técnica é colocar uma pequena quantidade do produto em uma superfície e, utilizando a ponta dos dedos com se fosse um carimbo, aplicar em partes da pelagem e procedendo imediata escovação do quadrante. A escova propiciará a distribuição uniforme, inclusive na região dos bulbos capilares. Será o suficiente para promover a aceleração do crescimento.

No mais, há que ser cuidados com os ouvidos. A limpeza regular com Otimus gel para limpeza otológica proporcionará um ambiente acidificado no vestíbulo auricular, uma adequada concentração de óleo de neem e de copaíba, suficiente para inibir a presença de parasitos e instalação de fungos.

A boca poderá ser cuidada com gel Dental APT7 que além de eliminar imediatamente o mau hálito, combate à doença periodontal (gengivite e tártaro) sendo muito benéfico na manutenção da luz do conduto lacrimal.