Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Maltês

Um cão de pelos longos, caracteristicamente muito finos, tem muita semelhança com as necessidades dos Yorks.  Também não apresenta sub pelos.

Pelos finos e longos são muito exigentes em hidratação. Um dos maiores mitos da cosmética atual é o uso de silicones. Nos malteses significa algo como próximo de um veneno, pela característica de agir como solvente (o brilho que doa é efémero e em contrapartida carreia poluentes que tornam o pêlo cinzento e ao "desmontar" ceramidas o tornam quebradiços).

As necessidades de manutenção da integridade de cutículas é muito semelhante a de qualquer cão com pelagem longa seja um Setter, York ou Maltês. Daí que a hidratação tem que ser fortemente mantida. A pelagem branca demanda que as cutículas sejam muito bem seladas por conta de dois fenômenos:

1- não permitir que sujeiras com capacidade pigmentante sejam carreadas para o interior do pelo.

2- manter a hidratação, força e resistência. Quando se evitam quebras a percepção é de um aumento de pelagem.

Um cuidado comum durante a lavagem deve ser a esfregação no sentido raiz pontas (jamais vai e vem). Quando a linha anterior continha silicones, não é raro se verificar quebra muito fácil se a esfregação não for feita com este cuidado.

Os produtos necessários para um bom tratamento dos pelos dessa raça são:

 

a- Banho inicial com Shampoo Limpeza Profunda com Neutralizador de Odores, Enxague. Eventualmente, se estiver muito sujo, poderá ser repetido.

b- Banho com Shampoo Restaurador de Cores. Enxague.

c- Banho com Shampoo Extra Keratin  otimizado para cães. Enxague.

d- Prensa manual para retirada do excesso de água.

e- Aplicação de Easy Comb sobre a pelagem ainda molhada. NÃO se enxágua.

f- Se houver nós deve-se encharcar com Easy Comb. Proceder massagem com a ponta dos dedos, para facilitar o contato com o produto e a dissolução dos nós. Efeitos aparecem em 30 segundos.

g- Aplicar Creme Platinum Condicionador no sentido da raiz para as pontas (há quem prefira  usar o Grow Up nesta fazer ou fazer uma mistura deste com o creme condicionador). O tempo de molho será o que se julgar suficiente para que penetre no interior do pelo e faça a reposição de elementos perdidos no dia a dia  normal ou devido a agressões do ambiente (vento, luz solar...). Tão logo se possa sentir que houve penetração no pelo devemos proceder enxague, pois a formulação dos condicionadores Royal Shower prevê que os benefícios ocorram dentro do pelo. Por isto excessos devem ser retirados por enxague.

h- depois de cumpridos mais ou menos 6 banhos no esquema descrito convém aplicar a cada 15 dias a Máscara Hidrate Care. Isto levará a um desempenho superior pela agregação de proteínas provenientes do trigo, centeio e aveia que proporcionam performance muito superior, mas tem esta característica: só devem ser aplicados sobre pelagens perfeitamente reconstruídas.

i- O milky de hidratação extrema Grow Up deve ser aplicado como creme de pentear por ocasião das escovações. A melhor maneira de aplicá-lo será colocar o equivalente à uma moeda de 1 real na palma de uma das mãos e com a ponta dos dedos aplicar em diversos pontos da pelagem. A escovação deverá ser imediata. a mecânica da escovação se encarrega de distribuir  o produto sobre todas as partes da pelagem, folículos capilares incluídos. Esta maneira permite aplicar mais produto até se obter um ponto uniforme sem o risco de ser aplicado em demasia e também se pode reforçar nos pontos onde se evidencia mais necessidade. Deve=se levar fortemente em consideração a inconveniência de aplicações a menor  ou em demasia. Em pouco tempo se desenvolve a percepção do ponto ideal.

j- acréscimo recente ao arsenal de produtos que promovem a hidratação é a nova fórmula da Intensive Care. Como característica a fórmula preserva a substantividade das proteínas de aveia e também do leite. Agrega o poder de  selagem de cutículas que possui a gardênia tahitiana. A bela flor é submetidas a tratamentos por enfleurage na França tal como as melhores essências. Confere uma brilho excepcional por conta do fechamento perfeito das cutículas, Repete-se a comprovação: cutículas fechadas  é sinônimo de brilho. E pode ser usado no dia a dia em pequenas quantidades como creme de pentear.