Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Poodle

um encanto em caracóis.

Historicamente é um cão de trabalho na água sendo um habilidoso caçador de patos e com suas raízes pastoris e aquáticas se tornou um talentoso companheiro para a caça de animais da água . As tosas características refletem a necessidade de diminuir o atrito e proteger as partes mais delicadas (nas pernas e tórax) contra o frio.

 O Poodle também foi recrutado como cão militar, cão-guia, cão de guarda, puxador de carroças para artistas e acabou virando atração de circo entrando para o mundo das exibições no final dos anos 1800.

Ainda que os franceses reivindiquem a criação da raça há evidências que a origem tenha sido alemã, cuja versão foi a que mais influencia exerceu no Poodle  moderno. Aliás esta palavra é derivado do termo alemão pfudel (que significa poça d’água ou espalhar água).

Sabe-se que seus ancestrais são os cães de pelo enrolado provenientes da Ásia, que ajudavam no pastoreio, que acompanhavam  as migrações se espalharam pelas muitas rotas. Também participaram os cães d’água de pelo áspero.

 

O tamanho original é o standart (que no Brasil muitos chamam de gigante)  com a características de serem bondosos, submissos e saudáveis revelando-se ideais para cães de companhia para famílias que viviam em grandes áreas como fazendas. Medem de 45 a 60 cm na cernelha e são muito resistentes, sendo um dos cães mais inteligentes e obedientes, combina exuberância jovial com um gosto por aventuras. Ele mantém suas raízes caçadoras, e adora correr, nadar e buscar. Ele se dá bem com todos, embora possa ser reservado com estranhos. Ele é excelente para crianças.

 

 A variante médio ou Anão tem de 35 a45 cm de altura (cernelha) são resistentes. É ativo, amável, jovial, quer agradar, é inteligente e obediente. Ele é sensível, com tendência a se apegar a uma pessoa, e reservado com estranhos, de início. Ele se dá bem com crianças e com outros animais. Alguns latem muito.

 

As variantes menores existem desde 1700.

A variante pequenas Toy  medem até 28 cm  e Micro Toy são menores que 25 cms e são muito delicados e frágeis.  Atrevido e enérgico é uma das raças mais brilhantes e fáceis de treinar. Ele é alerta, receptivo, jovial, vivo, e tem um grande desejo de agradar. É devotado à sua família. Ele é um pouco reservado com estranhos. Outros podem latir bastante.

 Cruzamentos mal conduzidos na década de 1950 geraram uma má fama para estas variantes (se comparados com as variedades maiores) por serem propensos a desenvolver halitose e doenças periodontais assim como cegueira e catarata. Com o passar dos anos esta má reputação diminuiu.

Como seria de se esperar a pelagem demanda cuidados. Por esta razão a Royal Shower coloca a disposição um passo a passo de um esquema de banho capaz de promover saúde e beleza aos animais de pelagem estruturada (como preferimos chamar esta condição de pelo que abrange não apenas os encaracolados mas, também os eriçados, encordados, ondulados e eriçados.

 

Escolhi para ilustrar este post o Poodle Standart que era alegria de um amigo: André Rocha. Que aproveito o momento para, mais uma vez, homenagear a memória

Esteja com Deus, André!