Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

PUG

Esses cães de focinho curto são descritos em escrituras chinesas já em 700 AC. Por volta de 950 DC um dicionário chinês aponta dois ideogramas para esta raça (um para “cão com cabeça curta” e outro para “cão com pés curtos”). Confúcio, por volta de 551 AC, mencionou cães de “boca curta”.

No século XVI iniciou-se intercâmbio comercial intenso com o Ocidente e muitos cães Pug foram levados como presente por comerciantes. Apareceu principalmente na Holanda onde foi denominada Mopshond (até hoje o chamam assim).

O nome PUG surgiu na casa real de William III (1688) e  parece ter origem no latim “pugnus” que significa punho fechado.

Com a popularidade aumentando na Europa foi chamado de Carlin na França, Doguillo na Espanha, Mops na Alemanha e Caganlino na Itália.

Início do século XIX estabelece-se a padronização das cores da raça nas cores:

  • Fawn (abricot)
  • Isabella (variedades do dourado)
  • Preta (aceita a partir de 1877)

Foi estabelecida a máscara negra eventualmente a raça foi chamada de “Mastiff holandês” devido à semelhança com a raça Mastiff.

O pug é um cão de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo. É um cão equilibrado, feliz, disposto, de grande charme, dignidade e extremamente inteligente. Apesar de seu tamanho pequeno, tem uma personalidade forte, é obstinado, mas raramente agressivo. Considera-se que o Pug é um excelente cão de companhia, afetuoso, muito companheiro, adequado para famílias com ou sem crianças.

O porte robusto, é considerado adequado para as crianças, sendo capaz de acompanhá-las nas brincadeiras sem grandes riscos ao seu físico de porte pequeno. É uma raça conhecida por acompanhar o humor de seus donos. Em geral, são quietos, amáveis, mas também pode se mostrar vivaz e agitado sempre que estimulado.

A pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante, nem áspera e nem lanosa.

 

Nas dobras pode haver o desenvolvimento de dermatites devido a limpeza inadequada. Nestes animais é notório o benefício da utilização dos Sampoo Limpeza Profunda com neutralizador de Odores como pré lavagem seguido de uma lavagem com o shampoo Hyppo Shampoo para Peles Sensíveis, Irritadas & Filhotes. Não há necessidade de condicionador. As limpezas intermediárias podem ser feitas com o produto Dry Shower – banho a seco para cães e gatos. Basta pulverizar sobre a pelagem e com o uso de m pano úmido (ou toalha de papel), retirar as sujidades.