Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

SHIH TZU

um cão bonito e charmoso, que adora crianças e colo

Há uma lenda que fala sobre o aparecimento de cães da raça: seria o símbolo do amor entre um mongol e uma princesa chinesa que, sem esperança de se casarem, decidiram cruzar os representantes caninos de suas nações o Pequinês chinês e o Lhasa Apso tibetano para representar o que havia entre as culturas e o amor entre aqueles dois povos.

Shih Tzu significa cão leão.

O resultado é um cão de porte altivo e pelagem suntuosa e é certo que alguns exemplares foram presenteados ao imperador da China em 1640. Daí em diante, passaram a viver isolados de outras raças, cercados de cuidados extremos. Apenas três séculos depois começaram a fazer parte das famílias ricas chinesas e de algumas outras ocidentais.

Quase foi extinta em conseqüência da invasão japonesa (na China) e sobreviveu pela ação de criadores ingleses.

No Brasil, atual, é uma das raças mais populares.

Apresenta como um dos aspectos negativos o registro de coprofagia (hábito de comer cocô). Quem pretende possuir um animal destes deve estar ciente que deverá prevenir o hábito através de procedimentos adequados, que se forem instituídos precocemente evitarão o desagradável problema.

Mas há que se ressaltar os aspectos positivos: uma das melhores raças de colo com comportamento alegre e brincalhão – principalmente com crianças, late pouco, muito sociável, tem o costume de acompanhar os donos pelos deslocamentos dentro da casa e devido ao pequeno porte e baixa atividade é uma opção a considerar para espaços pequenos (seja casa  ou apartamento). Fisicamente destaca-se pela postura firme, semblante dócil e pelagem exuberante.

No entanto a pelagem exuberante se não for bem tratada poderá ser fonte de problemas.

Daí que a Royal Shower indica uma estratégia de banhos que trará para o seu animal todo o esplendor que se obtém nas melhores preparações dos campeões nas diversas exposições e campeonatos.