Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Spitz

a belíssima bolinha de pelo.

 

Um cão do período neolítico foi um dos primeiros cães a serem domesticados pelos homens (habitantes das primeiras aldeias lacustres na Europa pré histórica), que estariam na origem de todas as demais raças caninas. Por essa condição, são classificados como ‘Cães de Tipo Primitivo’, por conservarem grande parte das características herdadas dos lobos, como o focinho pontiagudo, as orelhas eretas e orientadas para a frente da cabeça e a cauda comprida, pousada sobre o dorso.

A teoria mais aceita é que estes cães deram origem aos Spitz. O desenvolvimento destes cães neolíticos resultou em cães puxadores de trenó capazes de  guarda, caça e companhia.

As raças do grupo 5 (do qual faz parte os Spitz) são conhecidas também como cães nórdicos ou de cães de tipo primitivo, apresentam mais coisas em comum do que a região de origem. São raças de cães muito resistentes ao frio e a longas caminhadas, e também muito fortes, como por exemplo, Akita, Husky SiberianoMalamute do Alaska, capazes de executarem trabalhos de tração, pastoreio e até guarda e rebanhos. Estes cães adaptam-se melhor em climas frios, amam a baixa temperatura e são aptos a se locomoverem com facilidade na neve.

 

A vasta pelagem dupla, as orelhas de forma triangular e o rabo pontudo, geralmente dobrado acima do dorso são apenas algumas das similaridades destas raças de cães, que compartilham ainda a aparência e o comportamento semelhantes aos dos lobos.

Consta que os Vikings os introduziram na Europa meridional e foram citados, pela primeira, vez na literatura alemã em 1450. Considera-se que o local de origem da raça seja a Alemanha.

 Spitz alemão(em alemão:Kleinspitz) possui três distintas variedades de tamanho:

 

  • Gigante criado para pastoreio. Seu porte chega aos 40 cm e o peso aos 19 kg
  • Standard desenvolvido para companhia, pode medir 36 cm e atingir 12 kg
  • Miniatura (popularmente conhecido como lulu-da-pomerânia) também desenvolvido para companhia.Pode medir, no máximo 28 cm e pesar 10 kg

Tendo o Spitz Alemão como principal ancestral, o Lulu da Pomerânia passou a ser chamado dessa maneira após sua chegada na Inglaterra – sendo que, nesta época, suas características ainda eram um tanto diferentes das apresentadas hoje em dia pela raça, e os exemplares da raça eram quase todos brancos e com peso de até 13 quilos.  A raça se popularizou após a rainha Vitória ter trazido da Itália dois exemplares de Lulu da Pomerânia. Estes animais eram acinzentados e hoje seriam considerados grandes. No entanto, já nesta época os criadores já trabalhavam para obter animais coloridos e de porte cada vez menor.

O Lulu da Pomerânia- também é chamado de Zwergspitz ou Spitz Alemão Anão - é pequeno devido a sua criação seletiva, mas mantém a resistência e pelos típicos dos cães de climas frios. Sendo um exemplar da raça considerado como o cão mais bonito do mundo, este cão simpático e brincalhão costuma cativar todos a sua volta.

Bastante ativo e facilmente sociável, o Spitz Alemão é um animal que pode servir de maneira eficiente como cão de guarda e, embora devido ao seu pequeno porte não seja capaz de defender as mais diversas ameaças, seus latidos são altos e podem ajudar  a prevenir situações de perigo, alertando seus proprietários sobre quaisquer suspeitas que possa ter em relação à pessoas desconhecidas.

 

De acordo com o padrão estabelecido pela FCI, este canino é aceito em praticamente todas as cores. Apesar do pelo longo, a facilidade em trata-lo contribuiu para a sua popularidade, exigindo apenas escovações periódicas e banhos mensais.

Não há tosa específica para a raça e pede-se que apenas os bigodes do focinho e pelos sob as patas sejam aparados. Apesar disso, muitos criadores consideram o padrão quadrado (quando a altura é igual ao comprimento), o lulu perfeito, já que esta característica dá ao cão a aparência de uma bola de pelos.

É uma raça que é plenamente atendida pela linha Royal Shower. Preconizamos que a pré lavagem seja feita com Shampoo Limpeza Profunda com Neutralizador de Odores, seguida do banho com Shampoo Restaurador de Cores. Ainda molhado a aplicação Easy Comb pulverizado sobre a pelagem proporciona resistência, desembaraço e proteção da cor alaranjada.

Como a necessidade da pelagem dos Spitz se resume a um banho mensal e umas três escovadas por semana, também este aspecto está contemplado entre as potencialidades oferecidas pelo Easy Comb: seu uso permite escovar com facilidade ao mesmo tempo em que desembaraça e previne nós!